.

Translate

domingo, 24 de julho de 2016

CIDADE DE PETRA - Jordânia

PETRA: O TESOURO DA JORDÂNIA


Petra é um importante ruína arqueológica da Jordânia, no Oriente Médio. Sua ocupação começou no ano de 1200 a.C. A cidade prosperou durante os Impérios Romano e Bizantino, mas dois terremotos devastaram-na, deixando a cidade para baixo.


Petra está situada entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba, perto do Monte Hor e do Deserto de Zin. No ano de 312 a.C., a região foi colonizada pelos Nabateus que, com influência greco-romana e oriental, deixaram sua marca na arquitetura esculpida em rocha

A melhor época para visitar Petra é durante os períodos de abril a maio e entre setembro e outubro. Fuja do verão escaldante (entre os meses de junho e agosto), quando as temperaturas são muito altas.
O passeio começa com o trecho até o Tesouro e, apesar de já termos visto ele à noite, observar todos os detalhes deste monumental templo de 40 metros de altura na luz do dia é mais encantador ainda. Mas este é só o começo da aventura, já que ao longo do passeio é possível observar templos, teatros, igrejas e avenidas repletas de tumbas escavadas nas rochas. O passeio pode ser feito tranquilamente a pé, mas é possível também alugar um burro caso o cansaço tome conta de você... 
Petra — ou "pedra", em grego — teve seu apogeu com os nabateus, uma tribo árabe nômade que se fixou na região do século 6 a.C. a 106 d.C. 


Eles prosperaram ao transformar a cidade em um ponto de estratégico das rotas de caravanas que transportavam incenso, mirra e especiarias pelo Oriente Médio. Mestres na engenharia, construíram uma rede de cisternas, represas e canais na cidade, além de edifícios que mesclavam influências dos estilos grego, romano e a própria arquitetura nabateia. Porém, depois do século 19, Petra caiu no esquecimento completo. Tanto que passou a ser chamada de "cidade perdida" e apenas os beduínos locais sabiam sua localização exata. Ela foi "redescoberta" em 1812 pelo explorador suíço Johan Ludwig Burckhardt, que teve que se disfarçar de beduíno para driblar a desconfiança local com os estrangeiros e conseguir chegar a Petra.


Petra é uma importante região arqueológica da Jordânia, que foi inteira esculpida em arenito. As ruínas que conseguiram sobreviver com o tempo são de uma beleza impressionante. Por mais que você nunca tenha visitado a Jordânia, já deve conhecer este monumento do filme “Indiana Jones”, certo? Foi lá que foram gravadas as cenas de “Indiana Jones e a Última Cruzada”, além de algumas cenas de “Transformers 2”.


O cartão-postal de Petra tem mais de 40 metros de altura e 30 metros de largura, inteiramente esculpido na rocha pelos nabateus no primeiro século antes de Cristo. De acordo com uma lenda contada pelos beduínos, um faraó egípcio teria escondido uma urna dentro do monumento com todo o seu tesouro. Ouro e pedras preciosas nunca foram encontrados, mas a lenda acabou dando o nome ao local. 


VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.