.

Translate

segunda-feira, 6 de junho de 2016

O Túmulo de Nefertiti

Descoberta em tumba de Tutancâmon pode dar pistas sobre paradeiro da rainha Nefertiti


O nome Nefertiti significa "a mais bela chegou".

Existe um enorme interesse em Nefertiti, que morreu no século 14 AC e se imagina ser a madrasta de Tutankamon, e a confirmação do local da sua tumba seria a mais impressionante descoberta arqueológica no Egito neste século. Novas evidências retiradas do scanner de imagens serão enviadas para um time de especialistas no Japão para análise.
Anáises da tumba de Tutancâmon, no Egito, revelaram possíveis "materiais orgânicos" dentro de duas aparentes câmaras secretas - uma descoberta que pode trazer pistas sobre o desconhecido destino da rainha Nefertiti.
Nefertiti morreu em 1330 a.C., sete anos antes do faraó. Por ter falecido ainda muito jovem, Tutancâmon foi sepultado numa tumba que não teria sido construída para ele, segundo especialistas. A câmara, situada no Vale dos Reis, a Oeste do Rio Nilo, no Egito, é menor do que a de outros monarcas daquele império. Mesmo assim, foram encontrados em seu interior mais de cinco mil artefatos, a maioria deles funerários.


"É uma grande descoberta para o Egito, pode ser a descoberta do século. É muito importante para a história egípcia e para o mundo todo", acrescentou o ministro de Antiguidades do Egito, Mamdouh el-Damaty: "Significa uma redescoberta de Tutancâmon."


pode ter sido descoberto o misterioso túmulo da rainha egípcia, de beleza lendária, Nefertiti.




O ministro de Antiguidades do Egito, Mamdouh el-Damaty, afirmou nesta sexta-feira o local foi examinado com radares em novembro que mostraram "coisas diferentes atrás das paredes".
Uma análise mais detalhada foi feita para determinar se os espaços vazios encontrados são realmente câmaras.


Foto: Divulgação/BBC Brasil / BBCBrasil.com


Se comprovada, a descoberta seria a mais significativa deste século e lançaria luz sobre o que continua a ser um período misterioso da história egípcia, apesar do frenético interesse internacional. Nefertiti, cuja beleza do rosto foi imortalizada num busto feito 3.300 anos atrás, agora em exibição em um museu de Berlim, morreu no século 14 a. C.



Tony

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.